A Comunicação Não-Violenta (CNV) é uma metodologia comunicacional desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg voltada para aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo. Saiba como usar!


Em seu livro homônimo, Rosenberg define a Comunicação Não-Violenta como uma abordagem da comunicação, que compreende as habilidades de falar e ouvir, que leva os indivíduos a se entregarem de coração, possibilitando a conexão com si mesmos e com os outros, permitindo assim que a compaixão se desenvolva. Quanto à expressão Não-Violenta, o psicólogo faz uso da definição de Gandhi, se referindo a uma condição compassiva natural que aparece quando a violência é afastada do coração.


A técnica é baseada em competências de linguagem e comunicação que auxiliam na reformulação da forma como cada um se expressa e ouve os demais. 


O pesquisador propõe que, com a Comunicação Não-Violenta (CNV), as respostas a estímulos comunicacionais deixem de ser automáticas e repetitivas e passem a ser mais conscientes e baseadas em percepções do momento, por meio da observação de comportamentos e fatores que tem influência sobre cada um. 


Por meio da escuta ativa e profunda, o método faz com que as interações ocorram com mais respeito, atenção e empatia, como defende o psicólogo.


O Professor Fernando Lacerda - especialista autorizado no Brasil a ministrar o Curso de CNV- Comunicação Não Violenta te guiará neste curso EAD, a alcançar o conhecimentos e o dominio das técnicas de comunicação que mudam a forma de como as pessoas se relacionam. Recomendado para profissionais que lideram equipes, pais de família, líderes comunitários e todos que necessitem aprimorar a sua comunicação para com o outro.



*
Obs: Calcular a duração de um curso EAD dependem de diversas variáveis como: o nível de dificuldade encontrado pelo aluno, a plataforma utilizada para frequentar as aulas online, o volume de informações e mídias disponibilizadas. Não há um padrão universal, nem um cálculo específico conforme a literatura sobre cursos EAD disponíveis e as leis e diretrizes para educação EAD do Min. da Educação. Em pesquisas de cursos com 10 horas de duração encontram-se diversas experiências: 30% dos alunos concluíram entre 30 e 40 horas; 40% dos alunos concluíram entre 10 e 30 horas e 30% que concluíram com menos de 10 horas. Caso tenha dúvidas sobre frequentar um curso EAD, avalie se esta modalidade é a correta para Você